Coordenadores de todo o Brasil da Central Única de Favelas - CUFA estarão em Fortaleza no próximo dia 16 para a posse da nova diretoria e 6º Encontro Nacional da CUFA
Com a presença de diversos Estados do território nacional, o 6º Encontro Nacional da Cufa – Central Única das Favelas inicia no dia 16 de fevereiro no Teatro José Alencar, em Fortaleza (CE) com a posse da nova diretoria.
Ocuparão a presidência e vice-presidência, respectivamente Preto Zezé (Cufa-CE) e Karina Santiago (Cufa-MT) dando continuidade as ações da instituição fundada por MV Bill, Celso Athayde e Nega Gizza no Rio de Janeiro que hoje se estende para 27 estados brasileiros e alguns paises.
A principal missão da CUFA é funcionar como um pólo de produção cultural e de distribuição de oportunidades para os jovens, particularmente, negros e residentes em favelas através de projetos e ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano.
Durante o evento, que se estende até o dia 19, haverá a apresentação e planejamento de projetos e ações para 2011 de cada Estado presente. A integração de diversas culturas oportuniza a criação de novas tecnologias sociais e novas ações para potencializar o talento de cidadãos engajados na luta diária a favor da inclusão social, da cidadania e do reconhecimento de seus direitos e bens socialmente produzidos, tornando-os protagonistas de todo o processo de mudança.
A CUFA - Rio Grande será representada por Cátia Tubino da Rocha e da CUFA RS contaremos com a presença de Manoel Soares - Coordenador Estadual CUFA RS e Dinora Rodrigues - Coordenadora Administrativa CUFA RS.
O encontro é muito importante para que as bases da CUFA espalhadas pelos diversos estados, tenham oportunidade de relatar suas ações do ano anterior, trocar experiências e participar do planejamento das ações para 2011.
Cada encontro é um passo a mais na democratização e descentralização rumo ao futuro. O encontro possibilitará a integração de culturas e povos diferentes gerando novas oportunidades. As apresentações dos Estados destacando as conquistas, projetos em andamento e os novos para 2011, serão momentos onde se intensificará a interação e conhecimento maior das ações de cada base da CUFA no Brasil e exterior.
Confirmaram presença alguns dos grandes parceiros da instituição como é o caso de Luiz Horta Barbosa Erlanger, Diretor de Comunicação da TV Globo; Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; Roberto Marinho, um dos diretores da Senaes (Secretaria Nacional da Economia Solidária), Ivana Bentes, diretora da Faculdade de Comunicação da UFRJ e Pablo Capilé, Articulador Nacional do Circuito Fora do Eixo.
Nova Presidência
Os novos empossados têm vários pontos em comum com as pessoas que passaram pela presidência da entidade: Mv Bill e Preto Zezé começaram muito cedo a desenvolver importantes ações sociais pelo viés do Hip Hop. Ambos foram músicos e hoje são, além de ativistas, produtores culturais, escritores e documentaristas.
Nega Gizza e Karina Santiago são propulsoras de um movimento de mulheres dentro da instituição, que provocou a realização de dezenas de ações voltadas às mulheres do país, sempre provendo atividades como o esporte, a cultura, a moda e a política social. Desse modo, a entidade tem a negritude, o amor pelo trabalho social, a origem periférica e carregam o sentimento CUFA, cuja principal expressão é o trabalho social, a democratização do conhecimento e do poder.
CUFA ELDORADO DO SUL
CUFA RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário