segunda-feira, 7 de maio de 2012

CUFA participa de seminário de formação cidadã em Guaíba.

A CUFA participou no último dia 05/05, na escola CIEP, em Guaíba, do Seminário de Formação Cidadã, realizada pela 12ª Coordenadoria Regional de Educação em conjunto com a prefeitura municipal de Guaíba. O objetivo do evento foi estreitar a relação e integração entre as escolas que participam dos Programas Escola Aberta e Mais Educação, oportunizando diversas capacitações para socializar experiências, sanar dúvidas e dificuldades encontradas na execução desses Programas. Durante o evento foram realizadas diversas atividades como palestras, oficinas e apresentações artísticas. A CUFA teve em seu espaço a exposição do CRACK, uma exposição de fotos e relatos realizada nas ruas de Porto Alegre. O idealizador e organizador desta exposição foi o responsável pela CUFA/RS, Manoel Soares. 





Um dia de muitas atividades como o grafite com o  oficineiro Alex parceiro da CUFA.



Painéis sobre educação pública/infância e adolescência.



O final da noite reservou a palestra sobre saúde pública ministrada por Ivanete Pereira da CUFA/RS e seu filho Manoel Soares por vídeo conferência diretamente da África do Sul, onde está negociando a circulação do livro Escudeiro da Luz.


 
Comunicação CUFA Eldorado do Sul

terça-feira, 10 de abril de 2012

Prevenção ao crack nas escolas

Projeto de prevenção ao crack nas escolas inicia em maio e tem como ferramenta principal, a obra literária "Os Zumbis da Pedra".



“Mãe este é o dinheiro do pão? Não filho, este é o dinheiro da pedra”. A frase proferida por Ivanete Pereira, coordenadora institucional da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA-RS), retrata o dia-a-dia de muitas crianças, adolescentes e jovens das periferias brasileiras. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a CUFA-RS lançou na tarde desta segunda – feira (09), às 15h, no auditório do Ministério Público, o projeto Circuito Papo-Reto Porto Alegre, com o intuito de contribuir na discussão e na prevenção ao uso de crack nas escolas municipais da capital.




Manoel Soares Coordenador da CUFA RS



O principal objetivo do projeto é auxiliar na formação da mentalidade juvenil, de modo que percebam e entendam seu entorno e os reais valores que irão fortalecer suas ações sociais. “Por isso nós iremos necessitar da abnegação dos profissionais da educação, este lançamento é para vocês, pois a sala de aula é um território dos professores e sem o apoio de vocês, este trabalho não será completo, pois a autoridade institucional continuará em suas mãos quando o projeto finalizar”, comentou Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, ao explanar que Porto Alegre é a primeira capital brasileira a realizar um projeto de prevenção ao uso de Crack.



Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS


Paulo Daniel, ilustrador e instrutor da CUFA RS apresentou o projeto aos presentes no evento, professores, técnicos, autoridades e representantes da sociedade civil, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da publicação “O Escudeiro da luz em Os Zumbis da Pedra”, livro que norteará as discussões do projeto. Para o prefeito de Porto Alegre, José Furtunati, “este é um trabalho de médio e longo prazo, pois é um processo de informação e formação e não se trata simplesmente de dizer as pessoas se isso é bom ou ruim. Este é um esforço de todos”.





Maria Cristina Garavelo (representante da secretária municipal de Educação), Alceu Moraes (promotor Ministério Público), José Fortunatti (prefeito de Porto Alegre), Marcelo Bósio (secretário municipal de saúde) e Ivanete Pereira (coordenador da CUFA RS).

Fizeram parte da mesa de lançamento, o prefeito de Porto Alegre, o secretário municipal de saúde, Marcelo Bósio, a representante da secretária municipal de Educação, Maria Cristina Garavelo, a coordenadora institucional da CUFA-RS e o promotor Alceu Moraes, que finalizou sua fala resumindo a importância do projeto Papo – Reto para as novas gerações. “Nossa missão é desaglutinar a droga, a única forma de fazer isso é encontrar uma alternativa para dialogar com a juventude. Este é o desafio deste projeto, por isso estou ansioso para ajudar no que for necessário, para que possamos encontrar resultados positivos. Só vamos conseguir isso se trabalharmos em rede”.

O projeto será iniciado em maio na rede municipal de educação, envolvendo mais de 50 mil alunos em 52 palestras e 1040 oficinas além de eventos culturais.

Texto e fotos: Paola e Milton Martins









quinta-feira, 5 de abril de 2012

MV Bill lança projeto de crack

Rapper lança em Porto Alegre projeto de crack nas escolas

CUFA RS da o ponta pé inicial do Papo Reto 2012

Na próxima segunda-feira, 09, às 15h, no auditório do Ministério Público, a CUFA RS irá apresentar o Projeto Circuito Papo Reto 2012 à professores e educadores da rede municipal de ensino e a sociedade em geral.

Lançado no dia 10 de dezembro com a assinatura da parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, através das Secretarias de Saúde e de Educação, e a CUFA RS o projeto vai envolver 50 mil estudantes e 3.900 professores da rede, além de familiares e a comunidade em geral.

Na oportunidade, o rapper MV Bill, irá fazer um bate papo sobre a temática do crack, tema abordado pelo Circuito Papo Reto e pelo livro Escudeiro da Luz, utilizado como material de apoio ao projeto.
Na mesa de abertura, estarão presentes o Prefeito José Fortunati, o Secretário de Saúde Marcelo Bósio, a Secretária de Educação Cleci Jurach, a Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira e representante do Ministério Público.



Circuito Papo Reto e o Escudeiro da Luz



O Circuito Papo Reto, que visa contribuir para o processo de prevenção ao crack nas escolas, já atraiu, desde 2008, mais de 360 mil jovens em 160 municípios, incluindo Salvador, Brasília e cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, para palestras feitas pelo comunicador gaúcho, ativista social e diretor executivo da Cufa, Manoel Soares.

A partir de 2010, o circuito de palestras ganhou o reforço do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra para levar informação com uma linguagem jovem e que pudesse ser facilmente absorvida pela comunidade em geral.

Para 2012, o projeto foi ampliado e, através da ferramenta literária desenvolvida pela CUFA RS, visa promover a inclusão social e a formação de multiplicadores de prevenção.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação serão realizadas palestras, oficinas e eventos culturais de teatro, graffiti e fotografia na rede municipal de educação de ensino fundamental e médio.

Os estudantes também receberão exemplares do livro que vai servir de apoio para atividades. Para o período de maio à dezembro de 2012, estão programadas 52 palestras para alunos, quatro palestras regionalizadas para professores, 1000 oficinas de fotografia, teatro e grafite, festival de teatro, exposição fotográfica e mostra de grafite enfocando o conteúdo do livro.

Nós convidamos você a fazer parte desse circuito, que vai levar prevenção, interatividade, interdisciplinaridade, auto estima e consciência para as gerações futuras.

Serviço
O quê? Apresentação do Projeto Circuito Papo Reto
Quando? Dia 09 de abril, as 15h.
Onde? Auditório do Ministério Público

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Anú 2012 acabou mas em 2013 tem mais

"Obrigado a todos que acreditam que esse Brasil tem jeito" Celso Athayde






Saiu na Mídia
O Globo


Veja como foi o premio Anu 2012

Saiba tudo o que rolou no Teatro João Caetano
http://www.premioanu.com.br/



Comunicação CUFA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Presentes Em Ação

Na Última sexta feira ocorreu a escolha da rainha da bateria da Escola de Samba Império Serrano na ocasião esteve presente o Senhor Coordenador Estadual da Central Única das Favelas e Jornalista do Grupo RBS Manoel Soares.

Neste mesmo dia foi à amostra de destaques para o carnaval 2012 que ocorrerá no Próximo dia 03/03 na cidade de Guaíba.

A CUFA que já é parceira ativa da Escola de Samba em anos anteriores e acredita no fortalecimento do carnaval Gaúcho apóia mais esta iniciativa.

Além disto, vale ressaltar que a CUFA participa também do Carnaval do Município de Canoas através da Escola de Samba Estado Maior do Rio Branco.


Comunicação CUFA

Segue algumas fotos Abaixo:

































sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EM ARTICULAÇÃO

No último dia 18, estiveram se reunidos em reunião representantes de variadas instituições da região metropolitana como: Central Única das Favelas (CUFA), 12° CRE, Secretaria Municipal de Assistência Social, Projari Guaíba, Secretaria Municipal da Educação e outras.

O encontro de articulação para o Fórum regional previsto para o final de Março no Município.

O mesmo será realizado no território de paz do Município de Guaíba e vai oferecer atividades artísticas, pedagógicas, culturais, geração de renda, palestras, capacitações, exposições e outros.

O evento com a realização da 12° CRE, Programa Mais Educação e Escola-Aberta.

A CUFA participará oferecendo atividades Culturais, palestras, exposições e outros.


Comunicação CUFA
O Projeto Tocando a Vida é uma iniciativa da CUFA GUAÍBA, o Projeto promove a inclusão e a transformação social de crianças e adolescentes, Presta atendimento de qualidade e vêem para oferecer atividades culturais e Sócio-Educacionais.

O Projeto tem o apoio da Associação de Moradores da Vila São Jorge, Prefeitura Municipal de Guaíba através da secretaria Municipal da Cultura.

Ás aulas são ministradas pelo também professor Leandro Pereira dos Santos, Coordenado pelo Coordenador Andre Erich










Realização CUFA