quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Presentes em Ações

No ultimo dia 31 coordenadores da CUFA participaram do Ciclo de debates realizado na FIJO.
Como Tema: O Controle Social democrático das políticas Publicas: Onde estão os Usuários


Como palestrantes Josiane Cardoso, Aberto Terres e Neucinda Aguirre.

O ciclo de debates tem como objetivo promover a reflexão sobre as diferentes formas de atuação das organizações do Terceiro setor e desencadear um processo de formação dos atores sociais, abordando temáticas que contribuam para a consolidação de redes sócias e para o desenvolvimento local e sustentável.

Confira as fotos:

Wagner Souza (CUFA), Alberto Terres(Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)


Josiane Cardoso(Palestrante) E Wagner Souza(CUFA)


Josiane Cardoso (Palestrante), Jessica Tormes (CUFA), Wagner Souza (CUFA) e Drº Rosa Maria Castilhos (Coordenadora de desenvolvimento Social FIJO)


Josiane Cardoso (Palestrante), Neucinda Aguirre (Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)


Alinhar ao centro

Josiane Cardoso (Palestrante) e Jessica Tormes (CUFA)



CUFA RS & OI FUTURO

Central única das Favelas do RS inicia projeto de fotografia em 14 cidades com apoio da OI FUTURO.

A CUFA desenvolve em todo território nacional, projetos voltados para a área de audiovisual. São centenas de jovens que anualmente recebem conhecimentos específicos no segmento e se tornam multiplicadores de cidadania e fotografia/vídeo em todo país.

No RS, a unidade forma jovens desde 2007 e tem os cursos coordenados pelo jornalista e coordenador da CUFA RS, Manoel Soares. Mais de 70 cidades e 7.000 jovens e mulheres que nos ultimos quatro anos, tiveram acesso a tecnologia audiovisual e aulas de cidadania.

Visando atingir mais jovens e levar cidadania para dentro das comunidades, que a CUFA RS com apoio da OI Futuro inicia nesse mês de agosto, o Projeto Transfotografia.

Para a CUFA, a fotografia não é simplesmente uma imagem produzida através de um click como as pessoas entendem ser, mas uma ferramenta de inclusão social apresentando como exemplo o conteúdo fotográfico de artistas conceituados, buscando instigar o debate e a reflexão nas comunidades, buscando pela sensibilização que os alunos se tornem multiplicadores de cidadania com responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade.

As oficinas serão realizadas 14 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul e vai atingir mais de 280 jovens.

Conheça as escolas onde serão realizadas as oficinas:

1 Alvorada - Escola João Belchior Marques Goulart
2 Canoas - Escola Municipal Governador Walter P.de Barcelos
3 Guaíba - Escola Estadual Professora aglae Kehl
4 Cidreira - Escola Estadual Hérlita Silveira Teixera
5 Rio Grande - Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto
6 Cachoeira do Sul - Escola Municipal Dora Abreu
7 Santa Cruz - Escola Municipal Menino Deus
8 Santa Maria - Escola Professora Margarida Lopes
9 Montenegro - Escola Manoel Souza Morães
10 Eldorado do Sul - Escola Luiza Maria Binfari Cezar
11 Pelotas - Escola Augusto Simões Lopes
12 Sapucaia - Associação Comercial e Industrial de Sapucaia
13 Frederico Westphalen - Escola Conselheiro Edgar Marques de Mattos
14 Porto Alegre - Escola Jerônimo de Ornelas

Ao final do projeto, as fotos serão expostas em diversos locais do estado. Acompanhe tudo em nosso site!

Apoio:






Comunicação CUFA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CUFA RS palestra em Canoas

Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e Wagner Azambuja Coordenador CUFA Eldorado do Sul participaram do Forum que aconteceu em Canoas.

Ações de segurança escolar foram discutidas no III Fórum de Prevenção à Violência Escolar

O III Fórum de Prevenção à Violência escolar foi encerrado no início da noite com a presença do Prefeito Jairo Jorge, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato e o coordenador da Juventude, Diogo Bitencourt.

O fórum teve como objetivo mobilizar e qualificar as medidas propostas pelas comissões internas de prevenção à violência escolar ( Cipaves), prevista na lei municipal 5505/2010, em que estabelece um canal direto da comunicação entre os alunos, a direção da escola, professores, pais, trabalhadores de segurança pública e gestores públicos afim de somarem esforços contra a violência na escola.

O prefeito salientou que é na escola “que buscamos a verdade, o conhecimento e onde entendemos o direito do outro. É o lugar onde todos aprendem a ser iguais”, reforçou. Por isso, a gestão está construindo em Canoas uma política sustentável de educação junto com a população organizada para discutir e colocar em prática as ações de segurança escolar.

O secretário Pazinato ressaltou as propostas trabalhadas durante o III Fórum como o fortalecimento e articulação da rede de apoio, garantindo acolhimento e cuidado dos estudantes através de políticas públicas como saúde e assistência social, oficinas de sensibilização para a mediação de conflitos nas escolas, atividades recreativas no intervalo, como brincadeiras, jogos, arte e cultura, fortalecimento do ROVE e outras estratégias de pesquisa e compreensão das questões relacionadas à violência nas escolas.

Também sugeriu a troca de boas práticas relacionadas à prevenção à violência escolar entre as escolas do município, a efetivação de reuniões sistemáticas do comitê de prevenção e criação do prêmio municipal de boas práticas com a participação de escolas municipais e estaduais, fortalecimento dos vínculos entre a GM e BM no trabalho de prevenção à violência escolar.

Luciane Amaral

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Mais Ação

Em circulação em todo o Município O Projeto Mais Ação que já percorreu as comunidades do Centro, da Cidade Verde do Parck Eldorado e Agora o mesmo chega Ao Bairro Picada.

O Projeto que é Patrocinado pela CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE.

Veja Algumas fotos:




Fotos da Oficina realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Octávio Gomes
Duarte.