terça-feira, 23 de novembro de 2010

CUFA RS presente em lançamento

Central Única das Favelas participa do lançamento do Instituto Crack Nem Pensar na manhã de hoje.


Foi lançado hoje pela manhã, no Salão Nobre do Grupo RBS em Porto Alegre, o Instituto Crack Nem Pensar que tem como principal objetivo ampliar a rede de parcerias e as ações contra o crack.
Representantes das entidades públicas e privadas que assinaram o protocolo de cooperação.Sete entidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assinaram hoje o protocolo de cooperação que reforça todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela RBS e parceiros através da Campanha Crack Nem Pensar.- Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP)- Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS)- Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris)- Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)- Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)- Universide Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)O Instituto vem atender a um anseio da sociedade de unir os diferentes setores para um trabalho conjunto de formação de agentes sociais e construção de soluções dentro do tratamento e enfrentamento ao uso abusivo de drogas.
vanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS, Dinora Rodrigues, Coordenadora Administrativa e Nathaly Weber, Coordenadora de Comunicação estavam entre os presentes.A Central Única das Favelas que desenvolve projetos sociais relacionados ao tema, esteve presente na solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e instituições do RS e SC.
Dr. Marcelo Dornelles, presidente da AMP/RS.Há mais de 3 anos realizando projetos sobre a prevenção a violência e consumo de crack, a CUFA RS agregou diversos parceiros entre eles: Grupo RBS, AMP/RS, Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul e Programa de Prevenção a Violência - PPV, lembrado no discurso do Dr. Marcelo Dornelles, que citou Manoel Soares como um dos maiores defensores e apoiadores do tema no Rio Grande do Sul.Entre os próximos projetos de prevenção à violência e consumo de crack realizados pela CUFA RS teremos o Viaduto Vivo, que consiste em atividades culturais e esportivas no Viaduto Imperatriz em Porto Alegre, com a parceria do Clube Internacional. Também o Cine Periferia, que será realizado ainda nesse mês de novembro, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e PPV, percorrendo diversas cidades do estado.Após o lançamento, D. Ivanete presenteou alguns parceiros com a camiseta da CUFA RS/Crack Nem PensarVeja as fotos:
Nelson Pacheco Sirotsky (Presidente Grupo RBS) e Ivanete Pereira (CUFA RS) Dr. Rodrigo Schoeller de Moraes (Promotor de Justiça e Gerente de Projetos Estratégicos do Ministério Público) e D. Ivanete Pereira.
Dr. Marcelo Dornelles, Ivanete Pereira e Alceu Nascimento (Diretor Executivo da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho)
Dinora Rodrigues, Domingo de Moura (Gerente AMP/RS), Ivanete Pereira e Cristina Rodrigues (Comunicação AMP/RS)
Ivanete Pereira e Eurico Meira (Diretor da RBS TV).Manoel Soares, que é reporter da RBS TV e Coordenador da CUFA RS, estava presente no lançamento do Instituto. Ele lembra do lançamento da campanha em 2009 e todo trabalho desenvolvido no estado, incluindo o lançamento do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra e o Projeto Circuito Papo Reto, que já está completando três anos de execução no Rio Grande do Sul e atingiu mais de 180 mil jovens em palestras e sessões de cinema comentadas.
Dr. Rodrigo e Manoel Soares.
Dr. Nelson Sirotsky e Manoel Soares.
Eurico Meira (RBS TV), Cyro Martins Filho (RBS SC), Manoel Soares, Cezar Freitas (Rádio Gaúcha) e Marcelo Rech (Zero Hora).














terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Maior maratona esportiva do Brasil

Neste final de semana 13 e 14 de novembro ocorreu em todo o pais o Viradão esportivo.
Evento com realização da Central Única das Favelas.
Em Guaíba a atividade ocorreu no ginásio Ruy Coelho Gonçalves.
Na realização CUFA Eldorado do Sul e também Guaíba.
Com oficinas e apresentações de dança, Basquete de rua, Futsal entre outros.

Escola Santa Rita através do grupo expressão de Patinação que tem como professor Paulo Pires e na coordenação Iara Cunha estavam La com toda sua turma.
O Projari Guaíba com os grupos espace dance, embalo da vida, e também com a oficina de aeróbica ministradas pelas professoras Ana, Rose e Lucy coordenadas pelo coordenador Nunes.
Mostrou a forma ideal para estimular o esporte e a cidadania para toda uma vida.
Alem destas atividades o Viradão proporcionou seu primeiro torneio de futsal na região, atletas com espíritos de estimular que a favela também tem espaço nas grandes cidades e sugerem temos que ter dentro das comunidades espaços esportivos para sim chegar num mundo melhor
Na classificação ficou em primeiro lugar o time Twitter
Em segundo Faccção da baixada SJ
Em logo em terceira real primavera.
A premiação será realizada no Bairro São Jorge no dia 17/12 na festa de final de ano.
Parceiros do Viradão: Diretoria de esportes de Guaíba, Prefeitura Municipal, Livraria Maranata, Secretaria Municipal de educação de Guaíba, Esporte clube Inter Nacional RBS TV, Projari Guaíba e RED Globo.
Realização Central única das favelas (CUFA RS)











segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CUFA RS e Cine Social


Jovens da CUFA Eldorado do Sul e Guaíba sobem a serra para ver o filme de Alessandro Buzo e um bate papo com Manoel Soares


Aconteceu em Gramado entre os dias 08/13 de novembro o Cine Social Gramado

Foram oferecidas oficinas!!!!!





O Coletivo de Hip Hop Gaúcho Promovido pelo MC/ Produtor Nitro DI.


Estávamos presentes em Mais está ação

Cine Social e CUFA RS

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Viradão em Campo


CUFARS mobilizada para o Dia da Favela

Todas as bases da Cufa no Rio Grande do Sul estão se mobilizando e preparando ações e eventos em celebração ao Dia da Favela, na próxima quinta-feira, 04 de novembro.A movimentação começou hoje, dia 3, nos meios de comunicação, divulgando e discutindo a necessidade de se ter uma data especial para refletir e buscar soluções para as questões sociais que envolvem as favelas de todo Brasil.Em Cachoeira do Sul, o Expresso CUFA, dentro do programa Cachoeira pra Frente na rádio Cachoeira AM falou sobre a importância dessa data e seus benefícios práticos para as favelas. Em Montenegro, o tema também será abordado com o Coordenador da CUFA na cidade, Rogério dos Santos, em programa de rádio já citando a proposta de criação do Dia da Favela no município.Em Frederico Westphalen, ainda nesta quarta-feira, a CUFA irá apresentar na Câmara de Vereadores a proposta de criação do Dia Municipal de Prevenção ao Crack, outras drogas e incentivo ao esporte, cultura e arte. Com isso, fica garantido o comprometimento do poder público em estimular e fomentar ações e projetos que contribuam para o melhor desenvolvimento das áreas de periferia da cidade e na região.Em Pelotas, o Especial Dia da Favela no programa da CUFA local Conexão Favela, será no dia 06, sábado, encerrando o dia com um aulão de capoeira e ações do Núcleo Maria Maria. Ações e eventos no Dia da FavelaEm todo o Brasil, no dia 04, a CUFA estará realizando ações e eventos nesta quinta-feira que vão marcar a data nacionalmente.No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre a CUFA preparou um dia inteiro de oficinas e prestação de serviço no Morro Santa Tereza como trança afro, oficina de violão embelezamento e teatro.Já em Cachoeira do Sul, a CUFA e a Escola Municipal Dora Abreu vão realizar a I Feirinha da Comunidade, reunindo moradores dos bairros Cristo Rei e Carvalho com seus produtos e serviços. Também durante o evento, será exibido o vídeo multimídia produzido pelos alunos da oficina de áudio visual dentro do Projeto Espaço da Cultura na Escola. Completando a tarde, ainda tem oficina de perna de pau, sorteio de brindes e muita brincadeira com as crianças.Em Alvorada uma oficina de basquete de rua vai integrar cidadania com esporte, valorizando a cultura e os talentos das favelas.Um dia na FavelaPara estimular os moradores das favelas a mostrar seu olhar sobre seu espaço e suas realidades, a CUFA está promovendo uma ação onde todos poderão enviar um vídeo de celular para diadafavela.com.br. Com imagens de sua comunidade, pessoas, ações, enfim, o que cada um quiser mostrar. Essas imagens irão compor um material único sobre as favelas do Brasil.Envie o seu e mostre o que tem de bom em sua comunidade.CUFA RS